Raças - Siamês
- Naiani Uchôa
- 27 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
Essa raça é conhecida do templo lendário do Rei de Siam. Os gatos além de serem valorizados pelo rei por sua beleza requintada, eram também usados como gato vigia. O Siamês era colocado em colunas altas em volta do trono do rei. Se alguém ameaçasse o rei, os gatos pulariam dos pilares em cima do indivíduo. Com o tamanho do Siamês, sua força e habilidade de saltar de cima para baixo, eles derrubariam a pessoa no chão. Se precisasse, eles arranhariam o rosto da pessoa que de acordo com eles iria machucar o Rei de Sião.
Ninguém sabe se essa lenda é verdadeira, mas o gato visto pelo naturalista e explorador alemão Peter Simon Pallas pode ter sido um Siamês. Esse gato foi anotado nos relatos de Pallas nas explorações do Mar Cáspio no século XVIII. Pallas o descreveu como tendo “orelhas, patas e cauda ... meio pretas. Ele é de porte médio, possui pernas aparentemente menores do que as pernas de gatos comuns e a cabeça fica maior em direção do nariz.
Os primeiros gatos Siameses foram um presente do Rei de Sião ao consulado geral inglês em Bangoc no final do século XIX. Os primeiros gatos Siameses no mundo dos adores de gatos do Ocidente receberam o nome Pho e Mia. Eles eram um casal reprodutor trazidos para a Inglaterra em 1884 por Owen Gould. Os filhotes de Pho e Mia foram expostos pela a irmã de Gould no concurso de beleza para gatos de Londres sediado no Palácio de Cristal (Crystal Palace) em 1885. O primeiro gato Siamês nos Estados Unidos também foi um presente do Rei de Sião a um amigo. Na última década do século XIX e início do século XX, gatos Siameses foram importados para a América do Norte da Grã-Bretanha, França, Japão e Sião. O Siamês continuou de alguma forma raro até o final da Segunda Guerra Mundial, quando rapidamente se tornou número um em termos de registros.
- CARACTERÍSTICAS
A pelagem do Siamês é curta e lustrosa ficando rente ao corpo. A beleza do gato Siamês é o visual do seu corpo esbelto, os olhos azuis e o contraste entre a cor clara do corpo e as cores mais escuras das extremidades. Esse contraste é chamado restrição de cor ou, mais usualmente, pointing (pontas coloridas). A cor do pelo das orelhas, cauda e pés é uma cor significativamente diferente do que aquela do corpo e essa cor mais escura nas extremidades gradualmente se mistura com as cores mais claras do corpo. O rosto também mostra uma máscara com a mesma cor mais profunda das pontas. Essa máscara compreende o rosto, envolvendo os olhos e cobrindo a base dos bigodes. A máscara é menor nos filhotes e aumenta gradualmente conforme crescem.
- CUIDADOS
Necessitam da atenção do tutor
Precisam de brincadeira constantes para gastar energia
Por ter o pelo curto, não é necessária a escovação constante
Comments