Raças - Angorá
- Naiani Uchôa
- 26 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
Angorá era o nome de uma cidade turca e, como o próprio nome indica, tais felinos têm origem na Turquia. O primeiro deles era um bichano de pelos compridos, que foi utilizado para procriação e criação de outras raças que existem até os dias atuais, como o persa. Por toda essa beleza e majestade, os gatos brancos e peludos eram considerados animais que levavam sorte aos donos, sendo desejados pelos comerciantes mais ricos da região. Foi a partir do século XVII que o navegador Pietro Della Vale levou os felinos para Europa, chegando primeiro na Itália. Já no próximo século, os bichanos passaram a ser cobiçados, fazendo sucesso nos salões da nobreza francesa. Muitas personalidades históricas passaram a desejar o bichano.
Sabe-se que por muito tempo o gato angorá foi considerado um símbolo de sorte e riqueza, sendo muito popular e desejado entre os mais afortunados. Diante de tantas misturas, a raça, porém, passou por um período em que quase desapareceu.
- CARACTERÍSTICAS
Cabeça pequena a média e de formato triangular é uma das características do angorá, que apresentam também nariz “achatado”, queixo arredondado e alinhado ao focinho. As orelhas são grandes, largas na base e pontiagudas. Os olhos são amendoados e geralmente de cor âmbar (ou azuis no caso dos que possuem pelagem branca). Ele possui tamanho pequeno a médio, porte elegante, ossatura pequena e caixa torácica estreita. As patinhas são pequenas, redondas e delicadas, com pelagem até mesmo entre os dedos. A cauda é longa e afinada com longos pelos. A ponta toca a cabeça quando colocada invertida sobre o dorso. Falando na pelagem, além de longos os pelos do angorá são finos e sedosos, com prevalência sobre o pescoço, ventre e cauda. Já o dorso e o focinho contam com pelinhos menores. Branco puro, preto, azul chocolate, lilás, vermelho, smoke e outras tonalidades parecidas são as cores dessa raça.
O angorá é um dos mais inteligentes gatos, além de ser amoroso e dócil. Adora um carinho e um mimo do dono, apresentando verdadeira devoção aos seus “pais humanos”. A raça ainda apresenta um comportamento de brincalhão, adorando brincadeiras com bolinhas e corridas.
A fácil sociabilidade com crianças é um traço marcante desse bichano. Ele ainda costuma se dar bem com outros animais e até mesmo cães, desde que antes passem por um processo de familiarização.
- CUIDADOS
Penteá-lo duas vezes na semana remove os fios soltos e mantém brilhante, sendo que no inverno essa frequência pode aumentar, pois o mesmo fica mais denso e fofo.
Os banhos não precisam ser frequentes, uma vez por mês pode ser suficiente, mas a pelagem branca é mais difícil de manter; atente-se principalmente aos pelos da face, das patas e na região anal, que se sujam com mais frequência.
Cuidados como escovação dentária semanal.
Cortar as unhas a cada 15 dias.
Comentarios