Raças - Cymric
- Naiani Uchôa
- 7 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
Apesar de terem sido relatados gatos de pelagem longa e sem cauda na Ilha de Man, onde surgiu o Manx, considera-se que o Cymric surgiu nos Estados Unidos durante a década de 1960. Uma criadora canadense chamada Blair Wright e uma americana chamada Leslie Falteisek, decidiram fixar a pelagem longa em um gato com características da raça Manx. Dessa maneira, ambas obtiveram a raça Cymric. A ausência de cauda da raça Manx e da raça Manx Longhair levou ao surgimento de lendas, em uma delas conta-se que Noé teria acidentalmente cortado a cauda do gato ao fechar a porta de sua arca.
Na década seguinte o CCA (Canadian Cat Association) reconheceu essa nova raça e em 1989 foi a vez da CFA, que reconheceu o Cymric sob o nome de Manx Longhair. Na Europa é uma raça bastante difícil de encontrar. O nome da raça vem do termo “Cymru” que significa “País de Gales” em gaulês, ainda que ela não tenha nenhuma ligação com essa localidade.
- CARACTERÍSTICAS
O Cymric é um gato sossegado e dócil. Eles não se aborrecem com nada o que acontece no seu mundo. Eles são companhias amáveis e adoram pessoas. É um gato de porte médio, porém robusto e estrutura óssea forte, pode parecer maior do que realmente é ou você não vai conseguir perceber o quão pesado ele pode ficar quando está adulto. Tem características arredondadas com cabeça redonda, olhos redondos, arredondamento na base dos bigodes e base da calda redonda. A maneira como as orelhas se dispõem forma um formato de diamante quando vistas por trás. A sua extremidade traseira é mais alta do que a dianteira, que fica aparente quando ele está de pé.
Nem todos os os Cymric são completamente sem cauda. Não dá para sentir protuberância em um Cymric completamente sem cauda. Esses gatos são chamados de Rumpy/ies. Alguns Cymric são chamados de Stumpy/ies (toco de uma cauda pequena) pois esses gatos possuem um toco de cauda bem pequeno. Outros são chamados de rumpy riser/s (Pequeno relevo na base da cauda) quando sua mão desce pela base da cauda fazendo a pequena cauda levantar. À medida que o rumpy riser envelhece, a sua pequena cauda poderá ficar coberta por um coxim adiposo que não mais se levantará quando tocado. Alguns filhotes de Cymric nascem com caudas inteiras e alguns nascem com a metade da calda. Apresenta pelo longo e pelagem dupla, o que o torna espesso e denso.
- CUIDADOS
O pelo longo necessita de escovações diárias para manter a pelagem macia
A quantidade de alimento deve ser controlada devido ao seu apetite, podendo ganhar peso facilmente
Comments