top of page

" A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana"

- Charles Darwin

Início: Bem-vindo
Início: Blog2

Olá!

Antes de qualquer formalidade, seja bem-vindo ao site! Aqui você encontrará um espaço informativo a respeito da saúde dos animais, raças e curiosidades em geral! 

Eu sou Médica Veterinária, formada pelo Centro Universitário UNINTA no ano de 2016 e na mesma instituição conclui o Mestrado em Biotecnologia no ano de 2019, com o desenvolvimento do trabalho com doenças transmitidas por carrapato no estado do Ceará, região Norte.

Início: Sobre

Raças - Ragdoll

  • Foto do escritor: Naiani Uchôa
    Naiani Uchôa
  • 3 de ago. de 2019
  • 2 min de leitura


- BREVE HISTÓRICO


De origem americana teve origem em 1960, em Riverside, uma pequena cidade da Califórnia (EUA). Ann Baker, criadora da raça, obteve os primeiros exemplares de uma cruza de sua gata Josephine, uma Angora, com um macho Sagrado da Birmânia. Os gatos obtidos eram dóceis e de tamanho grande. A raça foi reconhecida na década de 70. Apesar de nos anos que se seguiram o gato ter chego a diversos países da Europa – Inglaterra em 1969, Alemanha em 1985 e França em 1986 – a raça Ragdoll é pouco comum fora do seu país de origem. Ainda assim, essa raça é uma das mais populares de pelo longo. Existem boatos de que com o tempo Baker se tornou excêntrica e criadores que trabalhavam com ela resolveram se separar para continuarem a desenvolver essa raça dócil. Esse seria o caso de Denny e Laura Dayton, que desempenharam importante papel no reconhecimento dos gatos Ragdoll.e raramente encontrada em outros países, a raça Ragdoll foi batizada pela criadora norte-americana Ann Baker, no início da década de 60. Bem polêmica, a criadora patenteou o nome Ragdoll obrigando qualquer pessoa que viesse a criar ou comercializar a raça a lhe pagar os devidos royalties.

Relativamente recente, é considerada uma das raças domésticas de maior porte do mundo, resultado do cruzamento de um gato semelhante ao Angorá com a raça Sagrado da Birmânia.

Curiosamente seu nome significa “boneca de pano”, em referência a sua maior característica: a capacidade de relaxar completamente quando está no colo. Ele é tão dócil que se deixa ser jogado de um lado para o outro sem reclamar, coisa que a maioria dos gatos não aceita.

- CARACTERÍSTICAS


Os pelos do gato Ragdoll são semilongos, sedosos e macios, apresentando quatro cores clássicas: seal, azul, chocolate, vermelho, creme e lilás, apesar de outras cores serem aceitas para os pontos, em diferentes padrões. Na pelagem com pontos existem três padrões aceitáveis: Colorpoint – corpo mais claro que as extremidades, sem a presença da cor branca -, Mitted – padrão parecido com do Siamês, no entanto apenas as patas são escuras, sendo os pés brancos como se o gato usasse luvas - e Bicolor – o corpo é quase completamente branco, apresentando apenas o rabo, orelhas e parte da mascara em tom escuro. O gato dessa raça só apresenta sua cor de maneira completa após os dois anos e sua pelagem costuma a escurecer com o passar do tempo, sendo comuns filhotes completamente brancos. A cauda é grande e grossa, afinando na ponta. As patas do Ragdoll são grandes, de formato redondo e apresenta tufos de pelo entre os dedos. Seu crescimento é lento e costuma atingir o tamanho adulto apenas com quatro anos.


- CUIDADOS


1. Precisa ser escovado

2. Os olhos e as orelhas devem ser limpos

3. As pontas das unhas aparadas uma vez a cada quinzena


Comments


©2019 by Naiani Uchôa Veterinária. Proudly created with Wix.com

bottom of page