Raças - Fila Brasileiro
- Naiani Uchôa
- 3 de ago. de 2019
- 2 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
Os conquistadores espanhóis e portugueses, desembarcando no Brasil no século XVII, trouxeram Dogues, Mastiffs e cães de Saint-Hubert. Os mesmos foram cruzados com cães brasileiros, há relatos de que cães indígenas (Aracambé) e mesmo selvagens, como o lobo guará, também podem ter participado da miscigenação, o que resultou no nascimento do Fila Brasileiro. Originalmente ele era empregado como cão de pista para encontrar os escravos em fuga, em seguida tornou-se conduto de rebanhos e cão de guarda Em algumas gravuras do século 19 já se tinha conhecimento da raça no auxílio à captura de bois, vacas, ovelhas e até mesmo de grandes felinos, como onças, por exemplo. Isso mostra que o fila brasileiro não era apenas um cachorro para se ter ao batente de casa, cochilando ao fim da tarde: ele ia para a briga mesmo! E talvez venha daí seu senso de proteção apurado, sempre colocando estranhos em seu lugar, assim que chegassem à casa. O reconhecimento da raça ocorreu em 1950.
- CARACTERÍSTICAS
Ele apresenta pelagens uniformes podendo ser rajadas com riscas mais ou menos escuras, apresentando uma máscara preta ou não. Algumas manchas brancas podem aparecer no peito, nas patas e na ponta da cauda, seus pelos são curtos e densos. Com relação ao seu temperamento é um cão corajoso, determinado e calmo, a relação com o tutor é de grande obediência e tolerante com as crianças. Não tolera muito os estranhos e necessita de bastante educação.
São cachorros muito inteligentes. A inteligência de um fila brasileiro está ligada também à questão emocional, a ligação afetiva que tem com a família que o adota. O senso de gratidão deles é tão forte que são capazes de se sacrificar, de maneira incondicional, por quem lhes deu amor e carinho. Assim, o temperamento do fila brasileiro conquista a todos pelo seu jeitão mais calado, porém cheio de sentimento e fidelidade.
Os machos pesam no mínimo 50Kg e as fêmeas 40Kg
- CUIDADOS
1. Precisam de grande espaço e exercícios
2. Sempre observar as orelhas para não acumular serumen
3. Observar se há acúmulo de secreção nos olhos, e limpar com soro fisiológico e algodão
4. Tem tendência a ficarem obesos e cuidados com a alimentação é necessário
Comments