Raças - Doberman
- Naiani Uchôa
- 22 de ago. de 2019
- 1 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
A história começou em Apolda, pequena cidade da Alemanha situada na província de Thuringe. Seu primeiro criador F.L. Dobermann, cobrador de impostos que trabalhava também no canil da cidade de Apolda, precisava de um cão valente, que fosse bom guardião. Por volta de 1870, praticou vários cruzamentos provavelmente entre "açogueiros" (em parte os ancestrais dos Rotweiller), pastores preto e fogo existentes em Thuringe, o Pinsher, Dogue Alemão, Pastor de Bauce, o Rotweiller. Ele obteve um cão de utilidade, vigilante, cão de fazenda, cão de guarda, cão policial. Na caça, era utilizado para combater os predadores. Depois, outras introduções de sangue foram efetuadas, principalmente pelo terrier preto e fogo e provavelmente pelo Greyhound. No ano de 19100 seu padrão foi fixado.
- CARACTERÍSTICAS
Ele é um cão bastante corajoso, vigoroso e determinado, apresentando um temperamento firme. Considerado um cão equilibrado e sociável, mas exige um tutor firme, justo e calmo que saiba ensiná-lo com com paciência e suavidade. Ele é extremamente fiel, com uma grande devoção ao tutor, tendo um sentido de proteção inato e é muito desconfiado com estranhos. Apesar de sua aparência fechada, ele é um cão pacífico e frágil que não gosta de relação com conflitos.
O seu pelo é curto, duro e liso, em que a cor varia do preto ao marrom, com marcas avermelhadas claras presentes no focinho, bochechas, garganta, membros e ponta da coxa. O macho pode pesar entre 40-45 Kg e as fêmeas 32-35 Kg
- CUIDADOS
O pelo deve ser escovado regularmente
Necessita de espaço e exercícios para liberar energia
Não gosta de estar preso
Comments