Meu gato começou a arranhar o sofá! Por que?!
- Naiani Uchôa
- 30 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

Antes de tudo, esse comportamento de arranhar é da natureza dos felinos, ou seja, normal! O ato de arranhar realmente remove garras externas desgastadas e gastas, expondo garras novas e mais afiadas. Porém, não podemos deixar de considerar que esse comportamento normal de um gato pode tornar-se frustrante para seus donos – especialmente quando o gato começa a destruir móveis ou mesmo arranhar os membros da família.
“Afiar” as unhas é parte da natureza da maioria dos felinos que existem no mundo. Os gatos fazem isso para “limpar” as unhas, retirando os pedaços que estão lascados, soltos e velhos e que acabam incomodando. Os cães não sentem essa necessidade porque suas unhas estão sempre expostas. Mas como os gatos retraem as unhas, esses pedaços de unha que ficam se soltando incomodam as patinhas deles. Demarcar objetos é um sinal de que aquele espaço é dele. Quando arranha, o gato deixa o cheiro dele no objeto, além de deixar claro visualmente que aquele território pertence a ele. Gatos são muito territorialistas e isso serve pra alertar outros gatos de que ele está ali. Mesmo que não tenham outros gatos no ambiente, é instintivo. Alongar-se e exercitar-se quando arranham móveis, os gatos se esticam. Eles estão alongando as patas e ao mesmo tempo exercitando seus músculos.
Os gatos são animais de costumes, vão procurar arranhar sempre no mesmo lugar. Invista na felicidade do seu gato e na sua tranquilidade fazendo o seu próprio arranhador para gatos e transforme um pequeno espaço da sua casa em uma área de jogos.
Pode colocar aí coisas como brinquedos, a sua erva de gato com a qual se pode esfregar, arranhadores, alguma coisa para escalar e troncos onde possa afiar as suas unhas. Faça com que este seja um ambiente estimulante para o seu pet.
Kommentare