Raças - Persa
- Naiani Uchôa
- 21 de jul. de 2019
- 2 min de leitura

- BREVE HISTÓRICO
O Persa é uma raça antiga de gato, assim como outras raças antigas, a sua história é um pouco nebulosa. Os gatos de pelo longo estavam na Itália no século XVI. Esses gatos foram importados da Ásia. No século XVII, Pietro della Valle trouxe um gato da Pérsia para a Itália para adicionar ao programa de procriação em cativeiro. Provavelmente, esse gato era conhecido na Pérsia como Gato do Deserto, um gato que habitava o deserto. Esse Gato do Deserto tinha uma pelagem lanosa, bastante semelhante a uma esponja de aço, para protegê-lo do ambiente e permitir que vivesse na areia.
Cerca de trezentos anos depois, Nicolas de Pereisc adquiriu alguns gatos de pelo longo. Esses gatos vieram da Turquia, que também é o berço do Angorá Turco, uma diferente raça de gato de pelo longo. No século XIX, os descendentes desses gatos Turcos foram cruzados com alguns gatos da Itália e esse foi o começo do Persa moderno. Apesar dessa raça ser antiga, ela foi produzida pelo o homem.
A popularidade do Persa aumentou quando a Rainha Vitória e outros membros da família real se apaixonaram por essa deslumbrante raça. Eles foram introduzidos nos Estados Unidos no final do século XIX, onde logo se tornaram populares.
- CARACTERÍSTICAS
São conhecidos como Doll Face (Rosto de boneca) por terem um rosto arredondado, com nariz empinado e bochechas gordinhas
Os Gatos Persas, em geral, muito educados e quietos.
Gostam de brincar e passar tempo ao lado de seus tutores.
Eles preferem relaxar e descansar no sofá a escalar brinquedos.
Se dão bem com crianças. Porém, é importante lembrá-las que eles não são animais de estimação como os cães e que em muitos momentos eles não vão estar muitos dispostos a brincar, e as crianças devem aceitar isso.
- CUIDADOS
Os seus pelos necessitam de escovação diária e banhos semanais
Várias cores são aceitas em sua pelagem que pode ser mais ou menos volumosa, dependendo da cor.
O rosto deve ser bem higienizado para que as lágrimas não marquem
Comments