top of page

" A compaixão para com os animais é uma das mais nobres virtudes da natureza humana"

- Charles Darwin

Início: Bem-vindo
Início: Blog2

Olá!

Antes de qualquer formalidade, seja bem-vindo ao site! Aqui você encontrará um espaço informativo a respeito da saúde dos animais, raças e curiosidades em geral! 

Eu sou Médica Veterinária, formada pelo Centro Universitário UNINTA no ano de 2016 e na mesma instituição conclui o Mestrado em Biotecnologia no ano de 2019, com o desenvolvimento do trabalho com doenças transmitidas por carrapato no estado do Ceará, região Norte.

Início: Sobre

Drop dicas - Aquele ossinho eu posso dar?!

  • Foto do escritor: Naiani Uchôa
    Naiani Uchôa
  • 7 de ago. de 2019
  • 1 min de leitura


Quem nunca se deparou com o seu animalzinho olhando com vontade comer aquele osso? E nesse momento você fica sem saber o que fazer, dar ou não dar, eis a questão! Nada fora da dieta normal dos cães e gatos devem ser ofertadas, visto que isso pode predispor a problemas gastrointestinais, como diarreias, vômitos e acarretando em uma diminuição na absorção de nutrientes. Qualquer modificação na alimentação, desde a troca de ração ou o oferecimento de alimentos naturais, deve ser acompanhada pelo médico veterinário.


Mas, e o osso? Posso oferecer como petisco? A resposta para isso é NÃO! Apesar de parecer apetitoso aos olhos deles, os ossos podem causar graves danos a saúde, visto que no momento em que são mordidos, eles quebram formando espículas (estruturas pontiagudas) ou até mesmo o próprio osso fica em forma de agulha, podendo machucar estruturas do sistema digestivo e ou até causar obstrução do sistema respiratório, sendo considerado assim corpo estranho, e que em alguns casos apenas a intervenção cirúrgica poderá ajudar.


Se você quiser oferecer petiscos, dê preferencia aqueles que são sabidamente comestíveis, que não ofereçam riscos aos animais!

Comments


©2019 by Naiani Uchôa Veterinária. Proudly created with Wix.com

bottom of page